Técnicos do Hospital Regional do Marajó recebem treinamento em Hemoterapia
Com três anos de existência, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) foi instalado na cidade de Breves para garantir o atendimento médico de média e alta complexidade, sendo referência para a resolução dos casos mais graves de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vinculados aos municípios do 8° Centro Regional de Saúde (8° CRS), que é composto pelas localidades de Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço e Gurupá.
Para assegurar o suporte do intenso atendimento que oferece diversas especialidades e disposição de 67 leitos, entre as unidades de urgência e emergência, UTI para adulto, UTI pediátrica e UTI Neonatal, o HRPM possui Agência Transfusional (AT) que garante o atendimento médio mensal de 130 transfusões, que requer constante capacitação. O responsável Técnico pela AT, o biomédico Milton Ferreira Júnior, e a diretora Técnica do hospital, Dra. Ligia Martucci, passaram por treinamento em Hemoterapia, na Fundação Hemopa, visando maior segurança transfusional aos usuários e profissionais que administram o processo.
O curso foi coordenado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes) do hemocentro, que conduziu as atividades, através da prática nos diversos setores da área técnica do Hemopa, abrangendo o ciclo do sangue, medicina transfusional, aulas práticas nos setores de processamento do sangue, distribuição de produtos, realização de testes pré-transfusionais e prescrição racional do sangue, liberação e distribuição das bolsas à rede hospitalar, entre outros. Foi uma semana de intenso aprendizado.
Para Ligia Martucci, a capacitação é de extrema importância para a atualização dos conhecimentos e das técnicas aplicadas na rotina do atendimento transfusional do hospital, que tem a responsabilidade de atender integralmente a demanda de parte dos usuários da Região do Marajó. “Agradeço a disponibilidade, capacidade e gentileza de todos que nos capacitaram com eficiência e dedicação”, ressaltou a médica. Da mesma forma, Milton Júnior agradeceu pelos novos conhecimentos recebidos. “Fui muito bem recebido e acolhido por todos os profissionais do hemocentro que não mediram esforços e nem colocaram dificuldades em repassar conhecimento”, afirmou.
Ligia Martucci explica que a AT é uma unidade que realiza transfusões com a retaguarda de uma unidade de maior complexidade, que pode ser o Núcleo de Hemoterapia (NH), Hemocentro Regional (HR) ou o Hemocentro Coordenador (HC), onde são realizadas as seguintes atividades: transfusões, com exames imunohematológicos do receptor; prova de compatibilidade; ato transfusional de sangue e hemocomponentes autólogos e homólogos; verificação se os produtos utilizados estão dentro das normas vigentes e manutenção dos registros de todas as etapas das atividades, que permita avaliação da qualidade do processo.
O HRPM é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que é uma Organização Social qualificada pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), para oferecer atendimento de qualidade aos seus usuários. Assim como nos demais hospitais Regionais do Pará, o atendimento do HRPM só é efetivado após o paciente ser referenciado pela Central Regional de Regulação.
Serviço:
O Hospital Regional do Marajó garante atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. O hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no Centro de Breves. Mais informações pelos fones (91) 3783-2140/ 3783.
O Hospital Regional do Marajó garante atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. O hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no Centro de Breves. Mais informações pelos fones (91) 3783-2140/ 3783.
Vera Rojas / Hospital Regional de Breves
Técnicos do Hospital Regional do Marajó recebem treinamento em Hemoterapia
Reviewed by Unknown
on
06:48
Rating:
Nenhum comentário