Quase 100 mil pedem fim de site que divulga CPF

Quase 100 mil pedem fim de site que divulga CPF (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Quase 100 mil internautas assinaram uma petição online para que a Polícia Federal retire do ar o site “Nomes Brasil”, que causou polêmica no país na última semana ao disponibilizar pela internet a consulta do número e situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de cidadãos brasileiros para qualquer pessoa, através da simples busca pelo nome do indivíduo.
Até a tarde desta segunda-feira (4), 99.116 pessoas haviam assinado o documento. Eles pedem que o site seja excluído por medo de que os dados disponibilizados possam ser usados por fraudadores para cometer crimes.
De acordo com o Serasa, as principais fraudes que a liberação desses dados pode provocar são a emissão de cartões de crédito no nome de terceiros, financiamentos bancários, compra de objetos com documentos falsificados e abertura de contas em bancos.
Segundo o advogado Ivan Matos, os dados são sigilosos, e os afetados deve recorrer à Justiça. “As informações sobre o CPF são da Receita Federal, e podem ser consultadas apenas pelo próprio cidadão, não por terceiros. Se alguma pessoa for vítima de uma fraude e for comprovado que a divulgação do CPF pelo site facilitou o crime, então o lesionado pode procurar sim a Justiça contra o site, já que a divulgação é, em teoria, ilegal”.
(DOL)
Quase 100 mil pedem fim de site que divulga CPF Quase 100 mil pedem fim de site que divulga CPF Reviewed by Unknown on 03:39 Rating: 5

Nenhum comentário

recent posts

Ad

ads